Academia Internacional para Lideranças - IAF

"Internationale Akademie für Führungskräfte" - IAF
Academia Internacional para Lideranças - IAF
https://www.freiheit.org/internationale-akademie-fuer-fuehrungskraefte-eacademy

A Academia Theodor Heuss (Theodor-Heuss-Akademie) abriga desde 1995 a IAF - Academia Internacional para Lideranças (Internationale Akademie für Führungskräfte) da Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade. Localizada na cidade de Gummersbach, Alemanha, a IAF é a mais antiga academia da Fundação, destinada à formação política liberal, desenvolvendo um programa de seminários destinados especialmente aos jovens liberais que trabalham em parceria com as representações da Fundação no exterior.

 O objetivo do trabalho da IAF é fomentar o intercâmbio de ideias e experiências no âmbito liberal. Os seminários têm duração de uma ou duas semanas e são realizados com o intuito de discutir soluções para diversos desafios atuais e temas políticos internacionais, bem como de fomentar a continuidade do desenvolvimento da política liberal no mundo. O grupo alvo são jovens liberais com idade de até 35 anos e fluência no idioma inglês ou espanhol.

Normalmente, o Brasil, juntamente com aproximadamente 25 outros países, pode indicar representantes para cada um dos seminários promovidos pela IAF. Os requisitos para participação são:

  • ser recomendado por um de nossos parceiros no Brasil
  • participar na realização de atividades que fomentem as ideias liberais no processo político-social
  • ter idade máxima de até 35 anos
  • conhecimentos fluentes em espanhol ou inglês
  • contribuição com taxa de participação de €260

A seguir apresentamos alguns dos ex-participantes do Brasil selecionados para um dos diversos seminários da IAF.

Bruno André de Souza

Bruno André de Souza, vereador de Florianópolis - SC

Seminário: Local Politics and Citizen`s Participation. 03 a 15/09/17

Local Politics and Citizen`s Participation foi uma das mais enriquecedoras experiências ao qual tive a oportunidade de participar. Agradeço imensamente ao Instituto Naumann pela oportunidade e confiança. Ficará para sempre a memória destes dias incrivelmente produtivos e inspiradores. Meu trabalho, minha atuação, seguramente será mais qualificada após essa oportunidade.”

Angela Grando Veit

Angela Grando Veit, diretora financeira do Instituto de Estudos Empresariais - ‎IEE

Seminário: Promoting entrepreneurship and open markets. 13 a 25/08/17

“Fiquei impressionada com a recepção do instituto Naumann, o ambiente da academia é muito bem estruturado e excelente para a realização das atividades propostas no seminário (...) Sem dúvidas, o seminário superou as minhas expectativas, especialmente devido à qualidade do debate e as trocas de experiências entre os participantes.”

Pedro Maciel Echel

Pedro Maciel Echel, diretor de comunicação do Instituto de Estudos Empresariais - ‎IEE

Seminário: Promoting entrepreneurship and open markets, 13 a 25/08/17

“A escolha dos integrantes foi excelente. Todos com diferentes backgrounds, mas com conteúdo suficiente para compartilhar e criar novas concepções de mundo. Além disso, a infraestrutura da Academia é fenomenal (...). Em suma, o Seminário surpreendeu todas minhas expectativas e eu fortemente recomendo para qualquer pessoa que queira se postular para fazer parte dessa experiência única.” 

 

Ivanildo Santos Terceiro

Ivanildo Santos Terceiro, Communications Associate no Students For Liberty Brasil. Campina Grande - PB

Seminário: Communication: Strategy and Skills. 02 a 09/07/17

“Voltei para o Brasil com o senso de dever cumprido. Durante uma semana aprendi não apenas técnicas, mas o âmago daquilo que torna a comunicação essencial na política e em nossas vidas. A nova bagagem que trago não ajudará apenas a minha organização, mas melhorará nosso país. Seus efeitos serão sentidos apenas nos próximos treinamentos e cursos, formando a próxima geração de líderes da liberdade no Students For Liberty Brasil, como também ativamente guiando os caminhos que o movimento liberal seguirá. Fazendo com que nosso povo seja emocionalmente conectado à liberdade.”

Ana Luiza Amoedo

Ana Luiza Amoedo, relacionamento com filiados/diretórios do Partido NOVO. Rio de Janeiro – RJ

Seminário: Political Leadership. 11 a 18/06/17

"O seminário promovido pela Naumann superou as minhas expectativas. O conteúdo e as dinâmicas serão muito enriquecedores para divulgar de forma mais eficiente a mensagem de liberdade. (...) Apesar de diferentes culturas, religiões e línguas, formamos uma família unida pelos mesmos valores: amor à liberdade e defesa dos direitos individuais. Agradeço à Naumann por essa semana na qual tive oportunidade de aprender com pessoas tão competentes e agradeço também pela missão da Fundação que vem contribuindo para difusão do liberalismo no mundo todo."

Guillermo Petzhold

Guillermo Sant'Anna Petzhold, Especialista em Mobilidade Urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Porto Alegre – RS

Seminário: Smart Cities and Modern Mobility. 14 a 21/05/17

"(...)Aprendi muito com os mediadores e com os demais participantes, mas, principalmente, troquei ideias e fiz conexões com grandes pessoas. Foi uma experiência inesquecível e gratificante! Foi um prazer fazer parte do seminário promovido pelo Instituto Friedrich Naumann sobre 'Smart Cities and Modern Mobility'".

André Migliore Freo

André Migliore Freo, "Brazilian Programs Associate - Students for Liberty" Brasil, Porto Alegre – RS

Seminário: Leadership for Young Leaders. 23/04 a 05/05/17

“Volto para o Brasil com a certeza de missão cumprida em solo alemão, e com a convicção de que muito do que por mim fora aprendido ao longo do seminário será replicado nos encontros, treinamentos e eventos que eu puder participar. (...) Gummersbach me deu uma família internacional, crescimento pessoal e principalmente a vontade de continuar mudando a realidade brasileira por meio dos ensinamentos lá absorvidos.”

Fernando Miranda

Fernando Henrique de Sousa Miranda, diretor executivo Students for Liberty Brasil. Manaus - AM

Seminário: Strengthening NGOs – winning support for ideas and their political implementation. 26/03 a 07/04/17

"(...) o seminário realmente foi transformador. Além de ter feito amigos ao redor do mundo, tive a sensação que conheço um pouco mais sobre os desafios e as maravilhas de cada parte do mundo. Quero que mais de nós tenhamos a oportunidade de ir, compartilhar e aprender. Me sinto mais motivado, animado e com mais capacidade para inovar."

Bruno Lemes

Bruno Lemes, editor de comunicação no Partido NOVO. São Paulo - SP

Seminário: Towards shaping and communicating a political "brand": the marketing of and campaigning with political ideas. 4 a 16/12/16

"Agradeço e parabenizo a Fundação Friedrich Naumann pela parceria e oportunidade, por meio de sua Academia Internacional para Lideranças, com a certeza de que esse trabalho tem contribuído para o desenvolvimento de práticas e estratégias bem-sucedidas de difusão das ideias liberais no mundo todo."

Carlos Alberto Fiterman Molinari

Carlos Alberto Fiterman Molinari, presidente do diretório estadual do Rio Grande do Sul do Partido NOVO. Porto Alegre -RS

Seminário: Coalition Building and Strategic Partnership. 20 a 27/11/16

"O Seminário superou minhas expectativas. Aprendi muito com os professores e especialmente com os demais convidados do grupo. (...) É muito bom saber que mundo afora existem pessoas que, embora sejam de países com políticas, histórias e culturas muito diferentes das nossas, pensam parecido e compartilham a mesma preocupação de defender a democracia e a liberdade de suas nações."

Joanna Maldonado Renner

Joanna Maldonado Renner, diretora de comunicação do IEE e do Instituto Liberdade. Porto Alegre – RS.

Seminário: Political Avenues to Opening Markets and Promoting Entrepreneurships. 30/10 a 11/11/16

Fiquei extremamente feliz em ter sido parte deste seleto grupo de 26 pessoas, que debateu, compartilhou experiências, trabalhou em conjunto, e que, mais que tudo, se abriu para adquirir novos conhecimentos, rever ideias, construir uma história conjunta. Espero que todos nós saibamos aproveitar o conhecimento recebido e espalhar as ideias de liberdade pelos quatro cantos do mundo."

Julio César Bratz Lamb

Julio César Bratz Lamb, diretor de relações institucionais e Fórum da Liberdade (IEE). Canoas – RS

Seminário: Political Avenues to Opening Markets and Promoting Entrepreneurships. 30/10 a 11/11/16

"O seminário promovido pela Naumann superou as expectativas que eram esperadas, além de ter promovido um rico intercâmbio de ideias e culturas e de ter permitido um aprofundamento nos conteúdos de liberdade e empreendedorismo."

Flávia Moraes

Flávia Moraes, diretora da ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade - São Paulo - SP

Seminário: What does a “blue economy” change? 09 a 21/10/16

"(...) saí enriquecida intelectualmente, com novos conhecimentos, amigos de vários países e impactada com as possibilidades de transformação para um modelo mais sustentável. Só tenho palavras de agradecimento para todos da IAF e desejar que muitos outros seminários sejam realizados."

Gabriel Cesar de Andrade

Gabriel Cesar de Andrade, coordenador estadual do Estudantes pela Liberdade. Florianópolis - SC

Seminário: Leadership for Young Leaders. 17 a 29/04/16

"Leadership for Young Leaders foi meu primeiro seminário internacional e uma das mais enriquecedoras experiências que tive. Só tenho palavras de agradecimento a Petra Pabst e Marike Groenewald, que foram excelentes facilitadoras do seminário, dando espaço a todos para participarem.

Laura Lisboa, a outra participante do Brasil neste seminário, e eu gostaríamos de compartilhar o curto vídeo que fizemos."

Laura Lisboa

Laura Lisboa, Estudantes pela Liberdade. Belo Horizonte - MG

Seminário: Leadership for Young Leaders. 17 a 29/04/16

"Além do aprendizado e de todas as lições sobre liderança, o seminário me deu a oportunidade de conhecer mais sobre diversas culturas e política internacional. Para minha vida profissional e acadêmica o ganho é evidente, porém, mais do que isso, levo experiências incríveis para minha vida pessoal."

Marcelo Costa

Marcelo Costa, presidente do Partido NOVO em Minas Gerais. Belo Horizonte - MG

Seminário: Strategic Planning for Political Parties. 03 a 09/04/16

"Agradeço imensamente a oportunidade dada pelo Instituto Friedrich Naumann no Brasil. Acredito ter representado bem nosso país, nosso partido e ter contribuído para o aprendizado dos outros participantes. Os facilitadores foram excelentes nas suas colocações, uma dupla que se complementa de maneira impressionante, e que realmente contribuíram muito para o sucesso do seminário."

Bernardo Gaetani

Bernardo Gaetani, presidente do Instituto Liberal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG

Seminário: Strengthening NGOs – Winning Support for Ideas and their Political Implementation. 13 a 25/03/16

"As aulas, palestras e projetos do treinamento foram fantásticas pois sempre tínhamos o incentivo a comunicar com pessoas diferentes e sair da zona de conforto. Os trabalhos em grupo mais do que nos orientar a uma teoria organizacional nos davam a chance de conhecer soluções e problemas de outros Institutos e ONGs ali representados."