Folha promoveu seminário sobre mobilidade em grandes centros urbanos

Events23.01.2018
Folha promove seminário sobre mobilidade em grandes centros urbanos
Por Dhanix em Wikipédia em inglês - Transferido de en.wikipedia para o Commons., CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1800784

O 2º Seminário Mobilidade Urbana (gratuitamente no site Folha Eventos: http://eventos.folha.uol.com.br/), foi realizado pela Folha no dia 22 de janeiro (segunda-feira), a partir das 8h30, no teatro Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500), São Paulo.

O seminário promoveu debates sobre temas como estradas, metrô, ciclovias e mobilidade sustentável no contexto das grandes metrópoles brasileiras.

Um dos principais temas discutidos foi o novo modelo de licitação de ônibus em São Paulo, que reduz a quantidade de veículos à disposição do usuário, com a promessa de que o tempo de viagem será encurtado. A alteração deverá trazer mudanças à lógica da mobilidade na maior cidade da América Latina, na qual oito milhões de passageiros utilizam o transporte público todos os dias.

Além disso, nas últimas décadas, longos e constantes atrasos vêm prejudicando a expansão do metrô em municípios como São Paulo, Rio e Salvador, que aumentam suas malhas ferroviárias em ritmo lento na comparação com outras cidades do mundo.

Na saída e chegada aos grandes centros urbanos, motoristas ainda enfrentam congestionamentos de dezenas de quilômetros nas principais rodovias e sofrem de maneira cotidiana com o alto número de acidentes e com gargalos estruturais, como deslizamentos, obras e buracos. Nas mesas, debatedores falarão sobre os entraves e dificuldades na aplicação de projetos de melhoria e as possibilidades para o futuro.

Outro assunto a ser discutido é o aumento de grupos que defendem o deslocamento a pé ou de bicicleta em grandes cidades. Com a estrutura atual, será que todas elas estão preparadas para isso? Quais mudanças e adaptações serão necessárias?

O Instituto Friedrich Naumann e o Instituto Ethos lançaram em 2016 o ForumMobi, para discutir, com diversos setores da sociedade, temas inerentes à mobilidade na cidade de São Paulo e estimular a busca de soluções para a implementação de soluções de mobilidade urbana mais sustentáveis. As reuniões do ForumMobi são realizadas periodicamente. Assim, na reunião do dia 19 de outubro, com a presença de representantes da SPTrans, o tema foi o edital de licitação do transporte coletivo na cidade de São Paulo.

Também foi elaborada pelo ForumMobi uma carta aos orgãos competentes sobre o processo de abertura e duração da consulta pública sobre o Edital (veja abaixo na íntegra).

Acompanhe as reuniões do ForumMobi e veja quais são os setores representados.