I Painel da Liberdade

Events24.08.2017
I Painel da Liberdade

O tema da imigração ganhou nos últimos anos cada vez mais destaque mundial, impulsionado pelo agravamento de conflitos, guerras-civis, crises humanitárias e regimes autoritários. Qual o significado dos fluxos de imigração para o desenvolvimento socioeconômico dos países emissores e receptores? Em que medida a imigração representa oportunidades e quais são seus principais desafios na atualidade? Quais riscos ela representa e há soluções possíveis para enfrentá-los?

Para discutir um pouco sobre o o tema imigração no que tange às suas virtudes e oportunidades, bem como aos desafios e riscos para o desenvolvimento de países que convivem com o fenômeno, o Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade realizou, no dia 28 de junho de 2017, em São Paulo, o I Painel da Liberdade - Imigração e Desenvolvimento: experiências teuto-brasileiras e desafios atuais.

O evento contou com a parceria do Instituto Martius-Staden, e com uma palestra de Eckhard E. Kupfer, Diretor do Instituto Martius-Staden. Os outros dois palestrantes foram Christian Lohbauer, cientista Político e Professor de Relações Internacionais e Marcelo Faria, Presidente do Instituto Liberal de São Paulo.

A Diretora do Instituto Friedrich Naumann, Beate Forbriger, recepcionou também o convidado de honra, o Exmo. Cônsul Geral do Consulado da República Federal da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler.

Os três palestrantes explanaram com muita excelência o tema da imigração, partindo de uma reflexão sobre as experiências teuto-brasileiras relacionadas à imigração desde o século XIX, passando aos desafios da atualidade na qual o tema é confrontado com elementos fundamentais para a liberdade econômica, política e cultural em um mundo globalizado e por fim, situou-se a questão da imigração no atual contexto brasileiro.

Em seguida, o debate foi aberto para perguntas da platéia, sob a moderação de Diogo Costa, Diretor Executivo da Fundação INDIGO de Políticas Públicas.